Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de março, 2015

Jesus Ensinou Eleição Incondicional Em Mc 4.11-12?

Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. (Mc 4:11-12) Este texto gerou dúvidas em certos irmãos porque segundo alguns cristãos, Jesus estaria aqui ensinando a eleição incondicional. Tal texto não somente é impróprio para afirmar esta doutrina, mas também é um texto que demonstra claramente o gracioso sinergismo na salvação do ser humano. Não pretendo ser muito extenso na explicação e, portanto, vou me deter ao máximo nestes versículos. Para começar gostaria de trazer um comentarista bíblico de peso. John Wesley diz: Marcos 4.11 Aos de fora – Assim os judeus designavam os pagãos; também o nosso Senhor designa todos os incrédulos obstinados, portanto eles não entrarão em seu reino, eles habitarão nas trevas exteriores. Marcos 4.12

Um Deus Auto-limitado, mas Infinito!

Por Billi Tanto calvinistas quanto arminianos afirmam algum tipo de auto-limitação divina, por exemplo, na encarnação houve uma auto-limitação de Deus, Jesus não fez milagres por causa da incredulidade das pessoas (Mc 6.5-6). No arminianismo a auto-limitação acontece a fim de dar espaço para uma relação genuína entre o homem e Deus, ou seja, Deus limita a sua vontade para que o homem possa exercer livremente a sua vontade de amá-lo e servi-lo. Deste modo, a auto-limitação é o que possibilita o indeterminismo na cosmovisão arminiana. Por outro lado, calvinistas também acreditam numa forma de auto-limitação. Aqueles que acreditam que a queda do homem foi devido a "vontade permissiva" de Deus e que Deus não pode ser culpado por ela estão afirmando que, em certo sentido, Deus limitou o seu poder em relação a criação. Calvinistas não concordam entre si sobre como isto se dá, alguns afirmam que Deus retirou a "graça suficiente ou necessária" de Adão que possi