Pular para o conteúdo principal

10 Coisas Que Você Deve Saber Sobre Jacó Armínio


Por Devin League

Hoje é o 455º aniversário de nascimento de Jacó Armínio (10 de outubro de 1559). Para comemorar, colocamos 10 coisas que você deve saber sobre o pastor e teólogo reformado holandês.

1) O seu nome de nascimento era Jacob (Jacó) Harmensz, ou Harmenszoon, nome holandês que significa “filho de Harmen”. Quando ele se matriculou na universidade de Leyden, ele usou o nome Jacobus Arminius, que é a versão latinizada do sei próprio nome. Armínio é mais conhecido por este nome porque este se tornou um rótulo para a escola teológica baseada em seus escritos (arminianismo).

2) Armínio passou por tragédias pessoais. O seu pai, um ferreiro, morreu quando ele era apenas um bebê. Certo pastor chamado Theodore Aemilius então o adotou, mas ele também morreu em 1574 quando Armínio tinha apenas 15 anos de idade. No ano seguinte, a sua mãe e os seus irmãos foram mortos no Massacre Espanhol em Oudewater, a sua cidade natal.

3) Na véspera da sua saída da Universidade da Basileia, ela espontaneamente lhe ofereceu o doutorado. Armínio recusou, alegando ser muito jovem para recebê-lo, ele tinha na época 24 anos.

4) Armínio considerava a si mesmo ser um verdadeiro seguidor de João Calvino e durante a sua estadia em Genebra, foi tido em alta consideração pelo sucessor de Calvino, Teodoro de Beza. De fato, Beza escreveu uma carta de recomendação para a igreja de Amsterdã a respeito de Armínio, dizendo: “tanto a sua vida quanto a sua sabedoria têm sido aprovadas por nós, portanto esperamos o melhor delas em todos os aspectos.”

5) Em 1587 Armínio foi autorizado a pregar e começou o seu pastorado em Amsterdã. No outro ano ele foi ordenado e serviu como pastor por 16 anos. Armínio tinha um coração de pastor, o qual se demonstrou de forma maravilhosa durante uma praga em Amsterdã em 1602, entrando em casas de pessoas contaminadas lhes dando água e comida.

6) Armínio se casou com uma mulher chamada Elisabete Real em 1590. O casal teve ao total nove filhos. Infelizmente, três morreram muito jovens.

7) O lema de Armínio, que ilustra como ele viveu a sua vida, era “bona conscientia paradisus” cuja tradução é “uma boa consciência é um paraíso.”

8) Durante o seu pastorado, Armínio foi encarregado de refutar um homem chamado Dirck Coornhert, que tinha notoriamente discordado do calvinismo sobre a predestinação e justificação. Armínio pretendia refutá-lo comparando os seus escritos com a Escritura, pais da igreja e reformadores. Porém, em última análise, Armínio concordou com Coornhert, mas decidiu não falar sobre isto num primeiro momento para manter a unidade. Eventualmente, sentiu que não poderia manter uma boa consciência calado sobre os seus desacordos, então começou a expressá-los apesar da controvérsia.

(Nota do Tradutor: biógrafos modernos de Armínio discordam que tenha sido este contato com Coornhert o fator determinante do afastamento dele da soteriologia calvinista)

9) Armínio retornou a Leyden em 1603 para servir como professor de teologia. Enquanto esteve ali, percebeu que os estudantes estavam se inclinando mais para a controvérsia entre ele e o seu colega, o professor Gomarus, ao invés da Escritura. Armínio rapidamente se esforçou para corrigir essa distração, guiou os estudantes de volta a Escritura como fundação da verdade.

10) O ponto principal da discórdia contra Armínio foi o tópico da predestinação. Em sua “Carta Endereçada a Hippolytus A Collibus”, Armínio definiu a predestinação deste jeito: “Ela é um terno e gracioso decreto de Deus em Cristo, pelo qual Ele determina justificar e adotar os crentes, e dotá-los com a vida eterna, porém condenar os descrentes e impenitentes.” Armínio entedia que a visão calvinista da predestinação era inconsistente com o caráter de Deus em Cristo como revelado no Evangelho.





Referências


Roger Olson – Teologia Arminiana

Kasper Brant – The Life of James Arminius

A Sketch of the Life of James Arminius – The Wesley Center Online

Jacó Armínio – A Letter Addressed To Hippolytus A Collibus











[1] http://www.gospeldistrict.com/ourblock/2014/10/6/10-things-you-should-know-about-james-arminius

Imprima este artigo em PDF

Comentários

  1. Muito bom a materia sobre o Arminio.
    Neste momento acabou de chegar em minha asa As Obras de Arminio , pela editora CPAD.
    tI LOUCO PARA LER OS TRES VOLUMES.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. O Arminianismo é uma heresia grotesca, indiscutivelmente.

    ResponderExcluir
  4. Olá Fábio Victtor!

    Eu discordo do seu ponto de vista que o arminianismo é "uma heresia grotesca, indiscutivelmente". A teologia arminiana está em conformidade com a ortodoxia pré-agostiniana e pós-agostiniana, assim sendo, a menos que o sentido de heresia seja qualquer outro além daquele sentido clássico da teologia, a sua afirmação não passa de um xingamento desprovido de qualquer razão ou fundamento.

    ResponderExcluir
  5. O engraçado que eu perguntei pra porque e ele nao respondeu...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA: Quem foi Jacó Armínio

Quem foi Jacó Armínio Jacó Armínio foi um teólogo holandês (1560 - 1609), nascido em Oudewater, Utrecht. Muito jovem tornou-se órfão de pai1 (Hermann Jakobs), que deixou uma viúva com três filhos pequenos para criar. A sua mãe (Angélica), irmãos e parentes morreram durante o massacre espanhol em Oudewater em 1575.2 O pastor Theodorus Aemilius adotou Armínio e o enviou para ser instruído em Utrecht, após a sua morte, coube ao professor Rudolph Snellius trazê-lo a Marburgo e o qualificar para estudar teologia na recém-fundada Universidade de Leiden (1576-1582).3 A sua formação teológica em Leiden, entre 1576 a 1582, incluiu os professores Lambertus Danaeus, Johannes Drusius, Guillaume Feuguereius e Johann Kolmann. Kolmann ensinava que o hiper-calvinismo transformava Deus em um tirano e homicida, sob a sua influência Armínio começou a elaborar uma teologia que competiria com teologia reformada dominante de Calvino. Em 1582, Armínio tornou-se aluno de Theodoro de Beza em Genebra. O

Jesus Ensinou Eleição Incondicional Em Mc 4.11-12?

Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. (Mc 4:11-12) Este texto gerou dúvidas em certos irmãos porque segundo alguns cristãos, Jesus estaria aqui ensinando a eleição incondicional. Tal texto não somente é impróprio para afirmar esta doutrina, mas também é um texto que demonstra claramente o gracioso sinergismo na salvação do ser humano. Não pretendo ser muito extenso na explicação e, portanto, vou me deter ao máximo nestes versículos. Para começar gostaria de trazer um comentarista bíblico de peso. John Wesley diz: Marcos 4.11 Aos de fora – Assim os judeus designavam os pagãos; também o nosso Senhor designa todos os incrédulos obstinados, portanto eles não entrarão em seu reino, eles habitarão nas trevas exteriores. Marcos 4.12

O Ordo Salutis arminiano e calvinista: um breve estudo comparativo

Por Ben Henshaw A ordo salutis é a "ordem da salvação". Ela enfoca o processo de salvação e a ordem lógica desse processo. A principal diferença entre a ordo arminiana e a calvinista recai sobre a fé e a regeneração. Estritamente falando, a fé não faz parte da salvação na ordo arminiana, uma vez que ela é a condição que se satisfaz antes do ato salvador de Deus. Tudo o que segue a fé é salvação na ordo arminiana, enquanto na ordo calvinista a fé é – de algum modo – o resultado da salvação. O que se segue é como eu vejo a ordo arminiana comparada com a ordo calvinista, juntamente com o porquê de eu achar teologicamente problemática a ordo calvinista. Ordo salutis arminiana: Graça preveniente Fé [União com Cristo] Justificação Regeneração Santificação Glorificação Notas sobre a ordo arminiana: Novamente, é importante notar que, estritamente falando, a graça preveniente e a fé não são parte da salvação, mas são necessárias para a salvação. A graça preveniente torna possível uma