Pular para o conteúdo principal

Alguns Comentários Informais sobre a Negação do Dr. Matthew Pinson que o Arminianismo é Sinergista

Por Brian Abasciano

Aqui estão alguns comentários (agora) editados e expandidos que eu fiz no fórum privado do SEA [Society of Evangelical Arminians] sobre o artigo do Dr. Matthew Pinson, “Os Arminianos São Necessariamente Sinergistas?[1], que argumenta que o arminianismo não é realmente sinergista, mas deve ser visto como expressando um monergismo condicional.

Dr. Pinson quer falar sobre um monergismo condicional. Posso entender o seu ponto de vista, mas isto me parece uma distinção um pouco técnica demais. Ele parece definir sinergismo como envolvendo uma obra meritória ou, no mínimo, Deus e o homem trabalhando juntos para a salvação. No entanto, me parece bastante razoável usar o termo ação cooperativa. A fé é certamente uma ação e o meio pelo qual somos salvos por Deus. Mas a fé em si mesma não é monergista. Não é uma ação realizada somente por Deus. Também não é uma ação realizada somente pelo homem, pois este precisa do poder sobrenatural de capacitação de Deus para crer. Mas o homem é o principal agente no que diz respeito à fé. Deus não crê pelo homem e a fé é um ato humano. Deus capacita, mas é o homem que efetivamente crê. Entretanto, a fé não faz realmente parte da salvação em si, pois ela é o meio pelo qual a salvação é dada/recebida. A salvação é monergista no sentido de que somente Deus a realiza em resposta à fé do homem. Porém, a fé é sinergista no sentido de que ela envolve tanto a ação de Deus quanto a ação do homem. Entretanto, ela não é sinergista no sentido de que as ações do homem são meritórias. Deste modo, me parece que existe algum tipo de sinergismo envolvido no processo de salvação, sendo que a fé faz parte do processo de salvação, mesmo que não faça parte da salvação (i.e., não é algo que nos é outorgado uma vez que somos salvos). Portanto, concordo com o Dr. Pinson até certo ponto e creio que o arminianismo pode ser concebido em termos de um monergismo condicional. Entretanto, se assim for, deve-se também lembrar que fé é sinergista e que a obra monergista de Deus é condicionada à ação sinergista da fé.

Deixe-me acrescentar que sou um pouco cético quanto à abordagem que caracteriza a nossa resposta a Deus como sendo simplesmente não-resistência. Enquanto que isto soa nobre e parece glorificar a Deus por aparentemente minimizar o nosso papel e exaltar o papel de Deus, em minha opinião isto não parece se encaixar com a visão bíblica da fé. A fé bíblica não é simplesmente não resistir à ação de Deus, mas ativamente confiar nele. A fé em si não é meritória por várias razões. Citando apenas uma destas razões, ela não pode ser exercida sem a ajuda (graça) de Deus. Porém não acho que pode ser caracterizada como mera não-resistência. Poderia, entretanto, se argumentar a ideia de que ao não resistir à atração de Deus a nossa fé/confiança em Deus aconteceria a não ser que resistamos. Mas eu não vejo isto na Bíblia. No mínimo, a Bíblia não menciona especificamente esta ideia. Ela parece favorecer um modelo de influência e resposta do que um modelo de ação e não-resistência.

Em minha opinião, este tipo de distinção se distancia das categorias bíblicas e submerge profundamente em considerações filosóficas. Deixe-me dizer logo que fugir das categorias bíblicas não é necessariamente uma coisa má. Vivemos em um contexto diferente e frequentemente trabalhamos com categorias diferentes e não é necessariamente mal tentar traduzir as verdades bíblicas às nossas categorias. Na realidade, frequentemente é bom e importante fazê-lo. Também não tenho intenção de denegrir à filosofia. Ela é serva da teologia, regularmente utilizada e até necessária para se formular a teologia. Também não há problemas em se discutir questões puramente filosóficas. O que estou querendo dizer é que me parece que certa conclusão desejada – minimizar o esforço humano no processo de salvação tanto quanto possível – está sendo analisada filosoficamente em vez de se levar seriamente em consideração os dados bíblicos. Talvez possa ser argumentado que o raciocínio está seguindo a dica da ênfase da Bíblia na atividade de Deus na nossa salvação e na incapacidade humana desprovida da graça. Para mim isto parece ser abstrato e geral demais, longe dos detalhes dos dados bíblicos para justificar uma insistência neste tipo de formulação (resposta humana como apenas mera não-resistência) no processo de salvação.

No entanto, me parece que muitos arminianos gostam deste tipo de abordagem. Entendo e vejo qual é sua motivação. Simplesmente não penso que seja necessário e nem a perspectiva mais correta.




Traduzido por Kenneth Eagleton




Fonte: SEA[2]


[1] http://personaret.blogspot.com/2014/03/os-arminianos-sao-necessariamente
[2] http://evangelicalarminians.org/some-informal-comments-on-matthew-pinsons-denial-that-arminianism-is-synergistic/


Imprima este artigo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA: Quem foi Jacó Armínio

Quem foi Jacó Armínio Jacó Armínio foi um teólogo holandês (1560 - 1609), nascido em Oudewater, Utrecht. Muito jovem tornou-se órfão de pai1 (Hermann Jakobs), que deixou uma viúva com três filhos pequenos para criar. A sua mãe (Angélica), irmãos e parentes morreram durante o massacre espanhol em Oudewater em 1575.2 O pastor Theodorus Aemilius adotou Armínio e o enviou para ser instruído em Utrecht, após a sua morte, coube ao professor Rudolph Snellius trazê-lo a Marburgo e o qualificar para estudar teologia na recém-fundada Universidade de Leiden (1576-1582).3 A sua formação teológica em Leiden, entre 1576 a 1582, incluiu os professores Lambertus Danaeus, Johannes Drusius, Guillaume Feuguereius e Johann Kolmann. Kolmann ensinava que o hiper-calvinismo transformava Deus em um tirano e homicida, sob a sua influência Armínio começou a elaborar uma teologia que competiria com teologia reformada dominante de Calvino. Em 1582, Armínio tornou-se aluno de Theodoro de Beza em Genebra. O

O Ordo Salutis arminiano e calvinista: um breve estudo comparativo

Por Ben Henshaw A ordo salutis é a "ordem da salvação". Ela enfoca o processo de salvação e a ordem lógica desse processo. A principal diferença entre a ordo arminiana e a calvinista recai sobre a fé e a regeneração. Estritamente falando, a fé não faz parte da salvação na ordo arminiana, uma vez que ela é a condição que se satisfaz antes do ato salvador de Deus. Tudo o que segue a fé é salvação na ordo arminiana, enquanto na ordo calvinista a fé é – de algum modo – o resultado da salvação. O que se segue é como eu vejo a ordo arminiana comparada com a ordo calvinista, juntamente com o porquê de eu achar teologicamente problemática a ordo calvinista. Ordo salutis arminiana: Graça preveniente Fé [União com Cristo] Justificação Regeneração Santificação Glorificação Notas sobre a ordo arminiana: Novamente, é importante notar que, estritamente falando, a graça preveniente e a fé não são parte da salvação, mas são necessárias para a salvação. A graça preveniente torna possível uma

Jesus Ensinou Eleição Incondicional Em Mc 4.11-12?

Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. (Mc 4:11-12) Este texto gerou dúvidas em certos irmãos porque segundo alguns cristãos, Jesus estaria aqui ensinando a eleição incondicional. Tal texto não somente é impróprio para afirmar esta doutrina, mas também é um texto que demonstra claramente o gracioso sinergismo na salvação do ser humano. Não pretendo ser muito extenso na explicação e, portanto, vou me deter ao máximo nestes versículos. Para começar gostaria de trazer um comentarista bíblico de peso. John Wesley diz: Marcos 4.11 Aos de fora – Assim os judeus designavam os pagãos; também o nosso Senhor designa todos os incrédulos obstinados, portanto eles não entrarão em seu reino, eles habitarão nas trevas exteriores. Marcos 4.12