Pular para o conteúdo principal

Essências e Energias



Por Vladimir Lossky

A teologia da Igreja Oriental distingue em Deus as três hipóstases, a natureza ou essência, e as energias. O Filho e o Espírito Santo são, por assim dizer, processões pessoais, as energias processões naturais. As energias são inseparáveis da natureza, e a natureza é inseparável das três pessoas. Essas distinções são de grande importância para a concepção de vida mística na Igreja Oriental:

  1. 1. A doutrina das energias, inefavelmente distinta da essência, é a base dogmática do real caráter de toda experiência mística. Deus, que é inacessível em Sua essência, está presente em Suas energias ‘como em um espelho’, permanecendo invisível n’Aquele que é; ‘do mesmo jeito que podemos ver o nosso rosto, invisível a nós mesmos em um vidro’, conforme um dito de São Gregório Palamas. (Sermão sobre a Apresentação da Santa Virgem no Templo). Totalmente desconhecido em Sua essência, Deus totalmente revela a si mesmo em Suas energias, que de forma alguma divide a Sua essência em duas partes – conhecida e desconhecida – mas significam dois modos diferentes da existência divina, na essência e fora da essência.

  1. 2. Esta doutrina torna possível entender como a Trindade pode permanecer incomunicável em essência e ao mesmo tempo vem e habita dentro de nós, conforme a promessa de Cristo (Jo 14.23). A presença não é uma causa, tal como a onipresença divina na criação; nada mais é que uma presença segundo a mesma essência – que é por definição incomunicável; esta é a forma, segundo a qual, a Trindade habita em nós por meio daquilo que em si mesma é comunicável – ou seja, pelas energias que são comuns as três hipóstases, ou em outras palavras, por graça – pois é por esse nome que conhecemos as energias deificantes que o Espírito Santo nos comunica. Ela que tem o Espírito, que confere o dom, tem ao mesmo tempo o Filho, através de quem todo dom nos é transmitido; ela também tem o Pai, de quem vem todo dom perfeito. Ao receber o dom – as energias deificantes – recebe-se ao mesmo tempo a habitação da Santíssima Trindade – inseparável das Suas energias e nelas presente de um modo diferente, mas não menos real daquela que está presente em Sua natureza.

  1. 3. A distinção entre as essências e as energias, que é fundamental para a doutrina ortodoxa da graça, torna possível preservar o real significado das palavras de São Pedro ‘participantes da natureza divina’. A união a que somos chamados não é hipostática – como no caso da natureza humana de Cristo – nem substancial, como a das três pessoas divinas: ela é união com Deus em Suas energias, ou união pela graça de nos fazer participantes da natureza divina, sem que a nossa essência com isso se torne a essência de Deus. Na deificação somos pela graça (isto é, nas energias divina) tudo o que Deus é por natureza, salvo apenas a identidade da natureza..., conforme o ensino de São Máximo (De Ambiguis). Permanecemos criaturas enquanto nos tornamos Deus pela graça, assim como Cristo permaneceu Deus em tornar-se homem pela encarnação.


Estas distinções que são feitas em Deus pela teologia da Igreja Oriental não contradizem de forma alguma a sua atitude apofática em relação à verdade revelada. Pelo contrário, estas distinções antinômicas são ditadas por uma preocupação em proteger o mistério, ainda que expressando as informações da revelação no dogma. Assim, como vemos na doutrina da Trindade, a distinção entre as pessoas e a natureza revela uma tendência de representar Deus como ‘mônade e tríade em um’, consequentemente a dominação da unidade da natureza sobre a trindade das hipóstases foi evitada, como foi a eliminação ou minimização do mistério primordial da identidade-diversidade. Da mesma forma, a distinção entre a essência e as energias se deve a antinomia entre o desconhecido e o conhecido, o incomunicável e o comunicável, com o qual tanto o pensamento religioso como a experiência de coisas divinas são em última instância enfrentados. Estas distinções reais não introduzem ‘composição’ para dentro do ser divino; elas significam o mistério de Deus, que é absolutamente um conforme a Sua natureza, absolutamente três conforme as Suas pessoas, soberano e inacessível Trindade, habita na profusão da glória que é Sua luz incriada, Seu Reino eterno que todos devem entrar ao herdar o estado deificado da era vindoura.



Fonte: Myrio Biblos




Retirado de The Mystical Theology of the Eastern Church, Cambridge 2005, James Clarke e Co. http://www.lutterworth.com/jamesclarke/


Imprima este artigo em PDF

Comentários

  1. Paz do Senhor meu Irmão!

    Querido, estou criando um blog (Os Armnianos) e gostaria da sua presença nesse blog. Já foram convidados outros influentes arminianos para fazerem parte.

    jeanpatrikcontato@hotmail.com

    Valeu!

    Jean Patrik

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA: Quem foi Jacó Armínio

Quem foi Jacó Armínio Jacó Armínio foi um teólogo holandês (1560 - 1609), nascido em Oudewater, Utrecht. Muito jovem tornou-se órfão de pai1 (Hermann Jakobs), que deixou uma viúva com três filhos pequenos para criar. A sua mãe (Angélica), irmãos e parentes morreram durante o massacre espanhol em Oudewater em 1575.2 O pastor Theodorus Aemilius adotou Armínio e o enviou para ser instruído em Utrecht, após a sua morte, coube ao professor Rudolph Snellius trazê-lo a Marburgo e o qualificar para estudar teologia na recém-fundada Universidade de Leiden (1576-1582).3 A sua formação teológica em Leiden, entre 1576 a 1582, incluiu os professores Lambertus Danaeus, Johannes Drusius, Guillaume Feuguereius e Johann Kolmann. Kolmann ensinava que o hiper-calvinismo transformava Deus em um tirano e homicida, sob a sua influência Armínio começou a elaborar uma teologia que competiria com teologia reformada dominante de Calvino. Em 1582, Armínio tornou-se aluno de Theodoro de Beza em Genebra. O

O Ordo Salutis arminiano e calvinista: um breve estudo comparativo

Por Ben Henshaw A ordo salutis é a "ordem da salvação". Ela enfoca o processo de salvação e a ordem lógica desse processo. A principal diferença entre a ordo arminiana e a calvinista recai sobre a fé e a regeneração. Estritamente falando, a fé não faz parte da salvação na ordo arminiana, uma vez que ela é a condição que se satisfaz antes do ato salvador de Deus. Tudo o que segue a fé é salvação na ordo arminiana, enquanto na ordo calvinista a fé é – de algum modo – o resultado da salvação. O que se segue é como eu vejo a ordo arminiana comparada com a ordo calvinista, juntamente com o porquê de eu achar teologicamente problemática a ordo calvinista. Ordo salutis arminiana: Graça preveniente Fé [União com Cristo] Justificação Regeneração Santificação Glorificação Notas sobre a ordo arminiana: Novamente, é importante notar que, estritamente falando, a graça preveniente e a fé não são parte da salvação, mas são necessárias para a salvação. A graça preveniente torna possível uma

Jesus Ensinou Eleição Incondicional Em Mc 4.11-12?

Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. (Mc 4:11-12) Este texto gerou dúvidas em certos irmãos porque segundo alguns cristãos, Jesus estaria aqui ensinando a eleição incondicional. Tal texto não somente é impróprio para afirmar esta doutrina, mas também é um texto que demonstra claramente o gracioso sinergismo na salvação do ser humano. Não pretendo ser muito extenso na explicação e, portanto, vou me deter ao máximo nestes versículos. Para começar gostaria de trazer um comentarista bíblico de peso. John Wesley diz: Marcos 4.11 Aos de fora – Assim os judeus designavam os pagãos; também o nosso Senhor designa todos os incrédulos obstinados, portanto eles não entrarão em seu reino, eles habitarão nas trevas exteriores. Marcos 4.12