Pular para o conteúdo principal

Pesquisadores lançam luz sobre antigos tabletes assírios


(Foto: J. Jackson)

ScienceDaily (10 de abril de 2010) - Um esconderijo com tabletes cuneiformes foi descoberto por uma equipe de arqueólogos liderada da Universidade de Toronto contendo um tratado assírio em grande parte intacto do início do século 7 a.C.

"O tablete é muito espetacular. Ele registra um tratado - ou pacto - entre Esarhaddon, o rei do Império Assírio e um governante secundário que reconheceu o poder assírio. O tratado foi confirmado em 672 a.C junto à elaboradas cerimônias realizadas na cidade assíria real de Nimrud (antiga Kalhu). No texto, o governador promete reconhecer a autoridade do sucessor de Esarhaddon, seu filho Assurbanipal," disse Timothy Harrison, professor de arqueologia do oriente próximo do “Departamento de Civilizações do Oriente Próximo e Médio” e diretor do “U of T's Tayinat Archaeological Project (TAP).”

"Os tratados foram concebidos para assegurar o acesso de Assurbanipal ao trono e evitar a crise política que transpareceu no início do reinado de seu pai. Esarhaddon chegou ao poder, quando seus irmãos assassinaram seu pai, Senaqueribe".

Os tabletes de 43 por 28 centímetros - conhecidos como os Tratados de Vassalagem de Esarhaddon - contém cerca de 650 linhas que estão em um estado muito frágil. "Vai levar ainda meses de trabalho antes de o documento estar totalmente legível", afirmou Harrison. "Estes tabletes são como um quebra-cabeça muito complexo, envolvendo centenas de peças, algumas em falta. Não é apenas uma questão de puxar o tablete para fora, sentar e ler. Esperamos aprender muito mais como restaurar e analisar o documento."

Os pesquisadores esperam recolher informações sobre as relações imperiais da Assíria com o Ocidente durante um período crítico, o início do século 7 a.C. Ele marcou a ascensão dos frígios e outras potências rivais na Anatólia - a Turquia moderna - ao longo da fronteira noroeste do império assírio, e coincidiu com a monarquia dividida de Israel bíblico, bem como uma era de maior contato entre os povos do Levante do Mediterrâneo Oriental e Egito, assim como os gregos do mundo Egeu.

O esconderijo dos tabletes - que remontam à Idade do Ferro - foram desenterrados em agosto de 2009 durante escavações no sítio de um antigo templo no Tell Tayinat, localizado no sudeste da Turquia. Uma fortuna de parafernália religiosa – o que inclui implementos de ouro, bronze e ferro, recipientes para libações e objetos rituais suntuosamente decorados - também foi descoberto.

O TAP é um projeto internacional, que envolve pesquisadores de uma dezena de países e mais de 20 universidades e institutos de pesquisa. Ele opera em estreita colaboração com o Ministério da Cultura da Turquia e oferece oportunidades de pesquisa e formação tanto para graduados quanto estudantes. O projeto é financiado pelo “Social Sciences and Humanities Research Council of Canada” e o “Institute for Aegean Prehistory” (INSTAP), e possui o apoio da Universidade de Toronto.

Fonte: Science Daily

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA: Quem foi Jacó Armínio

Quem foi Jacó Armínio Jacó Armínio foi um teólogo holandês (1560 - 1609), nascido em Oudewater, Utrecht. Muito jovem tornou-se órfão de pai1 (Hermann Jakobs), que deixou uma viúva com três filhos pequenos para criar. A sua mãe (Angélica), irmãos e parentes morreram durante o massacre espanhol em Oudewater em 1575.2 O pastor Theodorus Aemilius adotou Armínio e o enviou para ser instruído em Utrecht, após a sua morte, coube ao professor Rudolph Snellius trazê-lo a Marburgo e o qualificar para estudar teologia na recém-fundada Universidade de Leiden (1576-1582).3 A sua formação teológica em Leiden, entre 1576 a 1582, incluiu os professores Lambertus Danaeus, Johannes Drusius, Guillaume Feuguereius e Johann Kolmann. Kolmann ensinava que o hiper-calvinismo transformava Deus em um tirano e homicida, sob a sua influência Armínio começou a elaborar uma teologia que competiria com teologia reformada dominante de Calvino. Em 1582, Armínio tornou-se aluno de Theodoro de Beza em Genebra. O

O Ordo Salutis arminiano e calvinista: um breve estudo comparativo

Por Ben Henshaw A ordo salutis é a "ordem da salvação". Ela enfoca o processo de salvação e a ordem lógica desse processo. A principal diferença entre a ordo arminiana e a calvinista recai sobre a fé e a regeneração. Estritamente falando, a fé não faz parte da salvação na ordo arminiana, uma vez que ela é a condição que se satisfaz antes do ato salvador de Deus. Tudo o que segue a fé é salvação na ordo arminiana, enquanto na ordo calvinista a fé é – de algum modo – o resultado da salvação. O que se segue é como eu vejo a ordo arminiana comparada com a ordo calvinista, juntamente com o porquê de eu achar teologicamente problemática a ordo calvinista. Ordo salutis arminiana: Graça preveniente Fé [União com Cristo] Justificação Regeneração Santificação Glorificação Notas sobre a ordo arminiana: Novamente, é importante notar que, estritamente falando, a graça preveniente e a fé não são parte da salvação, mas são necessárias para a salvação. A graça preveniente torna possível uma

Jesus Ensinou Eleição Incondicional Em Mc 4.11-12?

Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. (Mc 4:11-12) Este texto gerou dúvidas em certos irmãos porque segundo alguns cristãos, Jesus estaria aqui ensinando a eleição incondicional. Tal texto não somente é impróprio para afirmar esta doutrina, mas também é um texto que demonstra claramente o gracioso sinergismo na salvação do ser humano. Não pretendo ser muito extenso na explicação e, portanto, vou me deter ao máximo nestes versículos. Para começar gostaria de trazer um comentarista bíblico de peso. John Wesley diz: Marcos 4.11 Aos de fora – Assim os judeus designavam os pagãos; também o nosso Senhor designa todos os incrédulos obstinados, portanto eles não entrarão em seu reino, eles habitarão nas trevas exteriores. Marcos 4.12