Pular para o conteúdo principal

Neandertais podem ter cruzado com os seres humanos duas vezes



Homo neanderthalensis, macho adulto. Imagem de: John Gurche, artista / Chip Clark, fotógrafo



(PhysOrg.com) - espécies humanas extintas, como os neandertais podem ainda estar conosco, pelo menos em nosso DNA, isso pode ajudar a explicar por que eles desapareceram do registro fóssil de cerca de 30.000 anos atrás.

Um exame de DNA de 1.983 pessoas de todo o mundo sugere que a extinção de espécies humanas como o Homo Neanderthalensis ou o Homo Heidelbergensis pode ser devido cruzamento com os nossos próprios antepassados durante dois períodos distintos, sendo que seus genes continuam em nosso DNA até hoje. A pesquisa foi realizada por um grupo de antropólogos genéticistas da Universidade do Novo México, o líder da equipe Jeffrey Long, disse que os resultados demonstram que os Neanderthals não desapareceram completamente, mas "que uma pequena porção dos neandertais sobreviveu em quase todos os seres humanos."

Os sujeitos do estudo foram tirados a partir de 99 grupos populacionais nas Américas, Oceania, Europa, Ásia e África, os pesquisadores analisaram mais de 600 posições de microssatélites no genoma, que são as seções que podem ser usadas como as impressões digitais. A doutoranda Sarah Joyce desenvolveu um árvore evolutiva para explicar a variação genética encontrada nas posições de microssatélites.

Os resultados foram inesperados, mas Joyce disse que a melhor explicação para a variação era de que os nossos ancestrais humanos e as espécies arcaicas cruzaram durante dois períodos após o primeiro Homo Sapiens ter saido da África: o primeiro na região do Mediterrâneo cerca de 60.000 anos atrás, e a segundo na Ásia Oriental cerca de 45.000 anos atrás. O grupo não encontrou nenhuma evidência da mestiçagem no DNA dos africanos modernos incluídos no estudo.

Os resultados sugerem que, após o primeiro cruzamento as populações migraram desde o Mediterrâneo até a América do Norte, Europa e Ásia. Um segundo cruzamento na Ásia, em seguida, alterou o genoma das pessoas que passaram a migrar para a Oceania.

Os resultados foram apresentados em 17 de abril na Associação Americana de Antropólogos Físicos em Albuquerque, Novo México, onde eles criaram um grande acordo de interesse entre outros pesquisadores na área, que tinha sido a tentativa de explicar algumas variações curiosas no genoma. Uma pesquisadora, Linda Vigilantes do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária em Leipzig, na Alemanha, disse que as descobertas podem ajudar a explicar o que ela chamou de "desvios sutis" nas variações genéticas na região do Pacífico.

Outros pesquisadores do Instituto Max Planck, liderados por Svante Pääbo, terminaram o seqüenciamento do primeiro rascunho do genoma do Neanderthal no ano passado. (Veja o artigo da PhysOrg aqui.) Os resultados deverão ser publicados em breve e podem lançar mais luz sobre a possibilidade do cruzamento. Pesquisas anteriores sugeriram que os cruzamentos não ocorreram, mas ao contrário das últimas pesquisas de Pääbo, estes resultados iniciais não foram baseadas em uma análisecompleta do genoma.


© PhysOrg.com 2010


Fonte: PhysOrg

COMENTÁRIO DE PERSONARET

Aprendi na escola que duas espécies diferentes não se reproduziam entre si, mas quando acontecia "eventualmente" um cruzamento entre duas espécies diferentes os seus descendentes não seriam férteis. Será que todas essas espécies de "hominídios" não poderiam ser apenas seres humanos feios? A pretensa ciência gosta de macaquizar os homenens...

Me explica essa Darwin!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA: Quem foi Jacó Armínio

Quem foi Jacó Armínio Jacó Armínio foi um teólogo holandês (1560 - 1609), nascido em Oudewater, Utrecht. Muito jovem tornou-se órfão de pai1 (Hermann Jakobs), que deixou uma viúva com três filhos pequenos para criar. A sua mãe (Angélica), irmãos e parentes morreram durante o massacre espanhol em Oudewater em 1575.2 O pastor Theodorus Aemilius adotou Armínio e o enviou para ser instruído em Utrecht, após a sua morte, coube ao professor Rudolph Snellius trazê-lo a Marburgo e o qualificar para estudar teologia na recém-fundada Universidade de Leiden (1576-1582).3 A sua formação teológica em Leiden, entre 1576 a 1582, incluiu os professores Lambertus Danaeus, Johannes Drusius, Guillaume Feuguereius e Johann Kolmann. Kolmann ensinava que o hiper-calvinismo transformava Deus em um tirano e homicida, sob a sua influência Armínio começou a elaborar uma teologia que competiria com teologia reformada dominante de Calvino. Em 1582, Armínio tornou-se aluno de Theodoro de Beza em Genebra. O

O Ordo Salutis arminiano e calvinista: um breve estudo comparativo

Por Ben Henshaw A ordo salutis é a "ordem da salvação". Ela enfoca o processo de salvação e a ordem lógica desse processo. A principal diferença entre a ordo arminiana e a calvinista recai sobre a fé e a regeneração. Estritamente falando, a fé não faz parte da salvação na ordo arminiana, uma vez que ela é a condição que se satisfaz antes do ato salvador de Deus. Tudo o que segue a fé é salvação na ordo arminiana, enquanto na ordo calvinista a fé é – de algum modo – o resultado da salvação. O que se segue é como eu vejo a ordo arminiana comparada com a ordo calvinista, juntamente com o porquê de eu achar teologicamente problemática a ordo calvinista. Ordo salutis arminiana: Graça preveniente Fé [União com Cristo] Justificação Regeneração Santificação Glorificação Notas sobre a ordo arminiana: Novamente, é importante notar que, estritamente falando, a graça preveniente e a fé não são parte da salvação, mas são necessárias para a salvação. A graça preveniente torna possível uma

Jesus Ensinou Eleição Incondicional Em Mc 4.11-12?

Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. (Mc 4:11-12) Este texto gerou dúvidas em certos irmãos porque segundo alguns cristãos, Jesus estaria aqui ensinando a eleição incondicional. Tal texto não somente é impróprio para afirmar esta doutrina, mas também é um texto que demonstra claramente o gracioso sinergismo na salvação do ser humano. Não pretendo ser muito extenso na explicação e, portanto, vou me deter ao máximo nestes versículos. Para começar gostaria de trazer um comentarista bíblico de peso. John Wesley diz: Marcos 4.11 Aos de fora – Assim os judeus designavam os pagãos; também o nosso Senhor designa todos os incrédulos obstinados, portanto eles não entrarão em seu reino, eles habitarão nas trevas exteriores. Marcos 4.12