Pular para o conteúdo principal

Arqueólogos da Universidade Hebraica descobrem muralha em Jerusalém do século 10 a.C

Jerusalém, 22 de fevereiro de 2010




Uma seção de um antiga muralha em Jerusalém do século 10 a.C - possivelmente construído pelo rei Salomão - foi revelada em escavações arqueológicas dirigidas pela Dra. Eilat Mazar e conduzida sob os auspícios da Universidade Hebraica de Jerusalém.


A secção da muralha da cidade revelada, 70 metros de comprimento e seis metros de altura, está localizada na área conhecida como Ofel, entre a cidade de Davi e a muralha sul do Monte do Templo.


Foi descoberto no complexo da muralha: uma portaria interna de acesso ao quartel real da cidade, uma estrutura real adjacente ao portão e uma torre de esquina com vista para uma parte substancial do vale do Cedron.


As escavações na área do Ofel foram realizadas ao longo de um período de três meses com os financiamentos concedidos por Daniel Mintz e Meredith Berkman, um casal de Nova York interessado em Arqueologia Bíblica. O financiamento amparou tanto quanto a conclusão das escavações arqueológicas e o processamento e análise dos achados, bem como os trabalhos de conservação e preparação do local para a visualização por parte do público de dentro do Parque Arqueológico Ofel e do parque nacional em torno das muralhas de Jerusalém.


As escavações foram realizadas em cooperação com a Autoridade de Antiguidades de Israel, a Natureza de Israel e a Autoridade para Parques, e a Companhia de Desenvolvimento de Jerusalém Oriental. Alunos de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, bem como alunos voluntários do Colégio Herbert W. Armstrong, em Tulsa, Oklahoma, e trabalhadores assalariados participaram nos trabalhos de escavação.


"O muro da cidade que foi descoberto testifica a presença dominante. A robusteza e a forma da construção indicam um alto nível de engenharia", disse Mazar. O muro da cidade fica no extremo leste da área de Ofel, numa localização estratégica no topo do alto declive oeste do vale do Cedron.


"Uma comparação entre esta última descoberta com as muralhas e portões do período do Primeiro Templo, assim como a cerâmica encontrada no local, nos permitem postular com um grande grau de certeza de que a muralha que foi descoberta é a que foi construída pelo rei Salomão, em Jerusalém, na última parte do século X a.C ", disse Mazar.


"Esta é a primeira vez que uma estrutura desse período foi descoberta e que pode se relacionar com as descrições escritas da construção de Salomão, em Jerusalém", acrescentou. "A Bíblia nos diz que Salomão construiu - com o auxílio dos fenícios, que foram proeminentes construtores - o Templo, o seu novo palácio e cercou a cidade, muito provavelmente ligando as muralhas mais antigas da cidade de Davi.” Mazar cita especificamente o terceiro capítulo do primeiro livro de Reis, onde se refere que "até que (Salomão) acabasse de edificar a sua casa, e a Casa do SENHOR, e a muralha à roda de Jerusalém."


A portaria de seis metros de altura descoberta no complexo do muro da cidade foi construído num estilo típico daqueles do período do Primeiro Templo como Megido, Berseba e Asdode. Ele tem um plano simétrico de quatro pequenas salas idênticas, duas de cada lado do corredor principal. Também havia uma grande torre adjacente cobrindo uma área de 24 por 18 metros, que se destinava a servir como uma torre de vigia para proteger a entrada da cidade. A torre situa-se hoje sob uma estrada nas proximidades e ainda precisa ser escavada. No século XIX Charles Warren, um agrimensor britânico, realizou uma vistoria no subsolo da área, foi o primeiro a desenhar o esboço da grande torre em 1867, mas sem atribuí-la à época de Salomão.


"Parte do complexo do muro da cidade serviu como espaço comercial e parte como central de segurança", explicou Mazar. Dentro do pátio da grande torre eram realizadas muitas atividades públicas, disse ela. A torre serviu como um ponto de encontro público, como um lugar para a realização de atividades comerciais e de culto, e como um local para as atividades econômicas e jurídicas.


Cacos de cerâmica descobertos dentro do preenchimento do piso inferior do edifício real, perto da portaria, também atestam que a datação do complexo para o século 10 a.C. Foram encontrados no chão restos de jarros de grande armazenagem com 1,15 metros de altura, sobreviventes da destruição pelo fogo, foram encontrados em salas que aparentemente serviram como áreas de armazenagem no piso térreo do edifício. Em um dos jarros há uma inscrição parcial em hebraico antigo indicando que pertencia a um alto funcionário do governo de nível superior.


"Os jarros que foram encontrados são os maiores já encontrados em Jerusalém", disse Mazar, acrescentando que "a inscrição que foi encontrada em um deles mostra que o jarro pertencia a um funcionário do governo, aparentemente, a pessoa responsável por supervisionar o fornecimento de produtos de bens assados para a corte real. "


Além dos cacos de cerâmica, estatuetas de culto também foram encontradas na área, assim como as impressões de selos sobre um jarro com a palavra "para o Rei," que atesta sua utilização dentro da monarquia. Também foram encontradas impressões de selos (bullae) com nomes hebraicos, também indicando a natureza real da estrutura. A maioria dos pequenos fragmentos descobertos vieram de uma intrincada peneiração feita com a ajuda do salvados Projeto Peneirando o Monte do Templo, dirigido pelo Dr. Gabriel Barkai e Zachi Zweig, sob o auspício da Natureza e da Autoridade de Parques e a Fundação Ir David.


Entre a grande torre na entrada da cidade e o edifício real os arqueólogos descobriram uma seção da torre de esquina que tem oito metros de comprimento e seis metros de altura. A torre foi construída em pedra talhada de invulgar beleza.


À Leste do edifício real, há outra seção da muralha da cidade que se estende por cerca de 35 metros que também foi revelada. Esta secção tem cinco metros de altura, e é parte do muro que continua a nordeste e outrora delimitou a área do Ofel.


Provido Pela Universidade Hebraica de Jerusalém


Fonte: Physorg


Mais fotos em: Terra Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA: Quem foi Jacó Armínio

Quem foi Jacó Armínio Jacó Armínio foi um teólogo holandês (1560 - 1609), nascido em Oudewater, Utrecht. Muito jovem tornou-se órfão de pai1 (Hermann Jakobs), que deixou uma viúva com três filhos pequenos para criar. A sua mãe (Angélica), irmãos e parentes morreram durante o massacre espanhol em Oudewater em 1575.2 O pastor Theodorus Aemilius adotou Armínio e o enviou para ser instruído em Utrecht, após a sua morte, coube ao professor Rudolph Snellius trazê-lo a Marburgo e o qualificar para estudar teologia na recém-fundada Universidade de Leiden (1576-1582).3 A sua formação teológica em Leiden, entre 1576 a 1582, incluiu os professores Lambertus Danaeus, Johannes Drusius, Guillaume Feuguereius e Johann Kolmann. Kolmann ensinava que o hiper-calvinismo transformava Deus em um tirano e homicida, sob a sua influência Armínio começou a elaborar uma teologia que competiria com teologia reformada dominante de Calvino. Em 1582, Armínio tornou-se aluno de Theodoro de Beza em Genebra. O

O Ordo Salutis arminiano e calvinista: um breve estudo comparativo

Por Ben Henshaw A ordo salutis é a "ordem da salvação". Ela enfoca o processo de salvação e a ordem lógica desse processo. A principal diferença entre a ordo arminiana e a calvinista recai sobre a fé e a regeneração. Estritamente falando, a fé não faz parte da salvação na ordo arminiana, uma vez que ela é a condição que se satisfaz antes do ato salvador de Deus. Tudo o que segue a fé é salvação na ordo arminiana, enquanto na ordo calvinista a fé é – de algum modo – o resultado da salvação. O que se segue é como eu vejo a ordo arminiana comparada com a ordo calvinista, juntamente com o porquê de eu achar teologicamente problemática a ordo calvinista. Ordo salutis arminiana: Graça preveniente Fé [União com Cristo] Justificação Regeneração Santificação Glorificação Notas sobre a ordo arminiana: Novamente, é importante notar que, estritamente falando, a graça preveniente e a fé não são parte da salvação, mas são necessárias para a salvação. A graça preveniente torna possível uma

Jesus Ensinou Eleição Incondicional Em Mc 4.11-12?

Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. (Mc 4:11-12) Este texto gerou dúvidas em certos irmãos porque segundo alguns cristãos, Jesus estaria aqui ensinando a eleição incondicional. Tal texto não somente é impróprio para afirmar esta doutrina, mas também é um texto que demonstra claramente o gracioso sinergismo na salvação do ser humano. Não pretendo ser muito extenso na explicação e, portanto, vou me deter ao máximo nestes versículos. Para começar gostaria de trazer um comentarista bíblico de peso. John Wesley diz: Marcos 4.11 Aos de fora – Assim os judeus designavam os pagãos; também o nosso Senhor designa todos os incrédulos obstinados, portanto eles não entrarão em seu reino, eles habitarão nas trevas exteriores. Marcos 4.12